terça-feira, 10 de abril de 2012

AFAC é autorizada a distribuir 500 óculos por mês em Niterói

A Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), em Niterói, começou a funcionar este mês como polo estadual de distribuição de óculos. A deliberação foi da Secretaria de Estado de Saúde, que autorizou a associação a fornecer  até 500 pares por mês para pessoas com problemas oftalmológicos.
A meta pricipal é atender aqueles que não são beneficiados pelo projeto "Olhar Brasil" do Governo Federal, cujo objetivo é identificar problemas visuais  em alunos  da rede pública de Ensino Fundamental, nos integrantes do programa "Brasil Alfabetizado" e na população acima de 60 anos.
Por isso, só terá direito  aos óculos o paciente do SUS com encaminhamento feito através do Sistema Estadual de regulação dos municípios não contemplados  pelo "Olhar Brasil".
O presidente da AFAC, Omar Luis Rocha, diz que essa é mais uma vitória da associação, que ano passado completou 80 anos.
Os dados do Ministério da Saúde mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de visão que interferem em seu desempenho diário e , consequentemente, na autoestima, na inserção social e na qualidade de vida.
Não há estimativa de pacientes para esse novo serviço, que se somará agora às atividades de dispensação de órteses (lentes, lupas, binóculos e monóculos) e próteses oculares - a associação é a única instituição do Rio habilitada pelo Ministério da Saúde para exercer essa distribuição.
AFAC  - Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca . tel: 27172822 / 27224998  Ramal 204

Nenhum comentário:

Postar um comentário